A marca do Saúde Eterna precisa de uma pequena explicação – talvez nem tanto pelo design, mas pelo nome, que não compreendi muito bem quando me procuraram para criar o logo.
Quando brindamos é normal dizer “Saúde” – mas o Roberto, marido da Bruna, sempre complementa com “Eterna”.
Então, talvez sem muita cerimônia, esse foi o nome escolhido por eles para batizar a embarcação onde decidiram viver pelos oceanos da vida (e assim o fazem há quase três anos).
Faz parte do processo abstrair um pouco (ou muito), desconstruindo a ideia para chegar em outra mas no fundo o que eu interpreto nesse “Eterna” é algo simples mas potente, quase um “amém”, “vivaaa”, ou “boooora”.
É a expressão que amplifica uma intenção, que não é pequena: eu quero saúde, e tem que ser para sempre. “Que seja infinito enquanto dure”, também diriam.
O logo representa esse brinde, com duas taças em formato de velas náuticas, que se entrelaçam. O arremate é o símbolo do infinito, que também pode ser lido como a letra “S”. O conjunto todo tem a silhueta de um coração.
E tem um detalhe escondido: a haste da taça é formada discretamente pelo acento na letra “u” mas o que também está ali, no espaço negativo, é uma garrafa – elemento muito significativo em todo o contexto: além de servir ao brinde, garrafas inauguram embarcações e também levam mensagens ao mar